Iniciativa da Fiocruz tem como objetivo ampliar a circulação de produções sobre temas, conflitos, histórias e desafios da saúde pública e da ciência.
O perfil em vídeo do diretor da SBIm e membro do Comitê Técnico Assessor em Imunização do Ministério da Saúde, Guido Levi, dirigido por Diana Zats Mussi para o Pesquisa Fapesp, foi eleito o melhor curta-metragem da VI Mostra VideoSaúde, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No depoimento, o infectologista comenta o impacto da vacinação na saúde pública e lembra do período em que doenças como a poliomielite e a varíola ainda assolavam o país. “Quase toda família tinha alguém com muletas, perna mecânica ou, em casos mais graves, no pulmão de aço. Quem já visitou o departamento que tinha pulmão de aço na época sabe que era uma das coisas mais chocantes que poderíamos ver", disse.
Além disso, Guido analisa as características e os argumentos dos indivíduos que são contrários à vacinação. As questões são abordadas em dois dos seus livros: “Recusa de Vacinas - Causas e Consequências” (Segmento Farma, 2014) — disponível gratuitamente em http://sbim.org.br/publicacoes/livros — e “Vacinar, sim ou não?” (MG Editores, 2018), escrito em parceria com Mônica Levi e Gabriel Oselka.
Assista.
Ficha técnica
Ano: 2016
Duração: 00:06:32
Diretor: Diana Zatz Mussi
Gênero: Documentário
Estado: São Paulo (SP)
Mostra Viva Saúde
As Mostras VideoSaúde, realizadas desde 1992, são atividades de comunicação no campo audiovisual que têm como objetivo ampliar a circulação de produções e debates sociais sobre temas, conflitos, histórias e desafios da saúde pública e da ciência – elementos fundamentais para a consolidação da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) como direitos constitucionais da população brasileira.