Notícias

Coalização pela Vacinação no Brasil discute como aumentar coberturas em diferentes cenários epidemiológicos

1 coalizao vacinacao brasil 2020

As sociedades brasileiras de Imunização (SBIm), Pediatria (SBP) e Infectologia (SBI) e a farmacêutica GSK, em comemoração ao #DiaNacionaldaImunizaçã, se unem para o “Primeiro evento da Coalização pela Vacinação no Brasil: ajudando a melhorar as coberturas vacinais em diferentes cenários epidemiológicos”. O encontro, exclusivo para médicos, acontece no dia 10 de junho, a partir de 19h. Também participam representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para assistir, clique aqui.

Além dos impactos diretos da pandemia de COVID-19, há grande preocupação com a possibilidade de aceleração da queda das coberturas vacinais e o consequente retorno de doenças controladas e/ou eliminadas, a exemplo da poliomielite, rubéola, rubéola congênita e tétano materno e neonatal. O sarampo e a febre amarela também são alvo de extrema atenção. Leia.

Diante do cenário, a SBIm elaborou em abril uma nota na qual destacava às autoridades a importância de manter os serviços de vacinação de rotina em funcionamento e apresenta estratégias para que o processo seja conduzido com segurança para a população e equipes de saúde.

Outra iniciativa da Sociedade é a campanha “Vacinação em dia, mesmo na pandemia”, em parceria com o UNICEF. As ações, conduzidas nas redes sociais, incluem material educativo para o público em geral e uma cartilha e um webmeeting (acesse) para profissionais.