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SBP lança campanha em prol da amamentação e das imunizações

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A Sociedade Brasileira de Pediatria — com o apoio institucional da SBIm, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) — lançou, no dia 29 de julho, a campanha “Informar, amamentar e imunizar”.

O objetivo é sensibilizar as famílias sobre a importância das estratégias para a construção das defesas do corpo humano, sobretudo nos primeiros anos de vida. Segundo a OMS, 820 mil mortes de crianças menores de cinco anos podem ser evitadas em 2020 com a implementação do aleitamento materno. Além disso, anualmente, de dois a três milhões de mortes são evitadas com a vacinação em todo o mundo.

De acordo com a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, diferentes pesquisas demonstram que crianças amamentadas respondem, por meio da produção de anticorpos, mais rapidamente ao efeito das vacinas. Ao mesmo tempo, bebês em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e de forma complementar até os 2 anos, ficam mais protegidos contra diversas doenças infecciosas e alérgicas.

“No contexto da atual pandemia, ficou ainda mais clara a discussão sobre o papel da imunidade para a manutenção da nossa saúde. Por isso, a campanha da SBP pretende conscientizar a população sobre como priorizar essa meta, que consiste numa oportunidade de ouro para assegurar um desenvolvimento saudável ao longo de toda a vida”, afirma a médica.

A primeira ação da iniciativa foi um bate papo ao vivo (assista) no Instagram com a atriz Gisele Itié. Também há um site oficial, no qual é possível encontrar uma série de conteúdos sobre os benefícios das práticas; calendário de vacinação durante a pandemia; proteção do bebê a partir da imunização da gestante; amamentação e Covid-19; segurança e eficácia das vacinas; entre outros temas.

Saiba mais em amamentareimunizar.com.br.

A campanha é patrocinada pela GSK, Sanofi, Pfizer e Johnson&Johnson.