Notícias

Mobilização internacional busca resgatar confiança em vacinas na América Latina

Imprimir

logo confianza en las vacunas la

Foi lançado nesta quinta-feira, 17 de dezembro, em um encontro online para jornalistas o ConfíaLA, — mobilização internacional para aumentar a confiança nas imunizações na América Latina. A iniciativa é capitaneada pela SBIm, pelo Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e pela Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE).

A iniciativa vem em um momento em que os programas de vacinação de todo o mundo registram preocupantes quedas nas coberturas vacinais. O Brasil, por exemplo, não atingiu em 2019 a meta para nenhuma das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações para crianças com até 12 meses. Em 2020, também devido à pandemia, os índices são ainda mais baixos.

"A América Latina precisa superar dois grandes desafios: os discursos antivacinistas e o aumento de hesitantes, pessoas que deixam de se vacinar ou atrasam a vacinação, apesar da disponibilidade da vacina.  Para tanto, devemos ser mais empáticos e atuar de forma coordenada. Juntos, podemos recuperar o sentimento de apreço pelas imunizações e as coberturas na região", avalia a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai. 

O plano de ações do ConfíaLA foi traçado a partir do consenso de que é necessário abrir um amplo canal de difusão de informações corretas sobre vacinação. A estratégia inclui: 

site confianza en las vacunas la