Notícias

Com vacinas COVID-19, ciência brasileira prova mais uma vez estar na vanguarda

Imprimir

O encaminhamento à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dos dados que demonstram a segurança e a eficácia das vacinas contra a COVID-19 do Instituto Butantan/Sinovac e da Fiocruz/Oxford/AztraZeneca representa uma importante vitória para o país. Nossa ciência, apesar de nem sempre reconhecida e respaldada, volta a provar que está na vanguarda.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) parabeniza os envolvidos nos trabalhos e os profissionais dos demais centros de pesquisa que também têm se empenhado na investigação de vacinas candidatas. Aos voluntários, nossos sinceros agradecimentos: sem vocês nada seria possível.

Aproveitamos para reiterar a importância do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que há mais de quatro décadas é motivo de orgulho para todos nós.  O programa irá liderar o processo de redução da incidência da COVID-19, da mesma forma que controlou diversas doenças e eliminou a poliomielite, o tétano materno e neonatal, a rubéola, a síndrome da rubéola congênita, e o sarampo, ainda que temporariamente.

Pedimos à população cuidado com as notícias falsas. Adotem todas as medidas de proteção necessárias e, quando a vacina estiver disponível, não hesitem. A vacinação é a melhor forma de se proteger e é um ato de cidadania.

Juntos, orientados somente pela ciência, superaremos esse desafio.