Foi lançada nesta terça-feira, 22 de junho, em coletiva de imprensa online, a segunda edição da campanha CRIE+Proteção. A iniciativa, realizada pela Pfizer com o apoio da SBIm, tem como objetivos estimular a difusão de informações sobre a vacinação de pessoas imunodeprimidas ou que vivem com doenças crônicas e tornar os Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (CRIE) mais conhecidos pela população.
As atividades começam com uma projeção na estátua do Cristo Redentor, que “abraçará” três pessoas com fragilidades imunológicas. Na internet, a partir de 29 de junho, a campanha contará com um site informativo (criemaisprotecao.com.br) e com o apoio de influenciadores que são ou prestam suporte a pacientes especiais.
A lista inclui Oscar Schimidt, ex-jogador de basquete, e Camila Pinheiro, locutora da rádio 89FM, que estão em tratamento oncológico; a blogueira Ana Geórgia, que enfrenta o lúpus; o youtuber Lucas Raniel, que vive com HIV; a escritora Duda Riedel, que realizou um transplante de medula óssea; e Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida.
"Nossa intenção é reforçar o alerta de que a vacinação salva vidas, para além da COVID-19. Temos o compromisso de reforçar para a sociedade que outras doenças infectocontagiosas também precisam ser enfrentadas com a vacinação, que está disponível gratuitamente para a população que possui quadros crônicos ou tem o sistema imunológico debilitado e está sob maior risco de contrair infecções graves”, afirma o presidente da SBIm, Juarez Cunha.
A vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai, segue a mesma linha. “As vacinas nunca foram tão comentadas como são atualmente. Em função da pandemia, expressões como comorbidade e cobertura vacinal, antes restritas aos profissionais da saúde, passaram a fazer parte das conversas do dia a dia. Devemos aproveitar o interesse para informar que as mesmas pessoas que fizeram parte da vacinação prioritária contra a covid-19 têm direito a receber diversas outras vacinas nos CRIE”, pontua.
“Esperamos que a campanha amplie o conhecimento da população sobre as unidades dos CRIE e estimule a adesão dos imunocomprometidos e pessoas que vivem com doenças crônicas à vacinação, valorizando um atendimento importante que é prestado gratuitamente pelo SUS”, acrescenta a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine.
A campanha será veiculada nas redes sociais da SBIm, da Pfizer, do Instituto Lado a Lado pela Vida e nos canais dos influenciadores.