Notícias

ConfíaLA tem site certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

A página do ConfíaLA (confianzaenlasvacunasla.org) foi certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e agora faz parte da Vaccine Safety Net (VSN), rede de sites sobre vacinas que a entidade aponta como confiáveis. O site institucional da SBIm (sbim.org.br) e o Família SBIm (família.sbim.org.br) também integram a lista.

O ConfíaLA é uma mobilização internacional para aumentar a confiança nas imunizações na América Latina. Lideram as ações a SBIm, o Centro para la Prevención y Control de Enfermedades Transmisibles (CEPyCET) de la Univarsidad Isalud, da Argentina; e a Sociedad Argentina de Vacunología y Epidemiología (SAVE).

A iniciativa surge em meio a um movimento de queda nas coberturas das vacinas de rotina na região. Embora a pandemia tenha impactado nos índices, em 2019 o Brasil já não havia atingido a meta para nenhuma das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças com até 12 meses.

Além do site, que tem proposta semelhante ao Família SBIm, o plano de ação do ConfíaLA inclui postagens em redes sociais, relação com a imprensa e outros comunicadores e atuação no meio científico.

A Vaccine Safety Network (VSN)

A VSN foi criada pela Organização Mundial de Saúde em 2004 como uma resposta ao aumento significativo do número de páginas que, conscientemente ou não, transmitem discursos equivocados e afastam milhões de pessoas dos imunobiológicos. Para receber o reconhecimento, é necessário obedecer aos seguintes requisitos:

  • Disponibilizar apenas informações baseadas em evidências científicas;
  • Não omitir questões controvérsias, como possibilidade de eventos adversos;
  • Ser bem redigido e atualizado periodicamente;
  • Possuir design que facilite a navegação e busca por conteúdo;
  • Apresentar com clareza a política de privacidade e conflitos de interesse;
  • Entre outros.