Notícias

Covid-19: MS reduz intervalo do reforço e inclui nova dose para imunocomprometidos

O Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo mínimo para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 — de cinco para quatro meses —e a aplicação de uma nova dose, a quarta, em pessoas imunocomprometidas. As orientações são válidas para maiores de 18 anos. Com a mudança, os esquemas passam a ser os seguintes:

  • Indivíduos acima de 18 anos: esquema primário com duas doses (ou uma, no caso da vacina da Janssen) e reforço a partir de quatro meses após a última dose.  
  • Indivíduos maiores de 18 anos imunocomprometidos: esquema primário com três doses (ou duas, no caso da vacina da Janssen) e reforço a partir de quatro meses após a última dose.

A dose de reforço deve ser feita preferencialmente com a vacina Pfizer/BioNTech ou, como alternativa, as da AstraZeneca ou Janssen.

No caso de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), o reforço deve ser aplicado a partir de cinco meses após a última dose. Apenas a vacina da Pfizer/BioNTech pode ser utilizada. As demais são contraindicadas para esse grupo.

Leia o documento.