Notícias

Covid-19: profissionais da saúde e pessoas a partir de 50 anos terão segundo reforço

O Ministério da Saúde publicou duas Notas Técnicas nas quais amplia a recomendação da segunda dose de reforço das vacinas covid-19 para pessoas acima de 50 anos e profissionais da saúde. A vacinação deverá ser feita quatro meses após a última dose, com vacinas de mRNA (de plataforma de mRNA (Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).

A decisão, de acordo com os documentos, leva em conta, entre outros fatores, “o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19, com elevada transmissão da doença em muitos países, com aumento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram níveis ideais”.

São considerados trabalhadores da saúde indicados para receber a dose de reforço as pessoas que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Entre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde conforme descritos no Ofício-Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021, e Nº 156/2021/SVS/MS, de 11 de junho de 2021.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado (não estão inclusos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado).

Leia na íntegra:

Segunda dose de reforço das vacinas covid-19 para pessoas a partir de 50 anos.

Segunda dose de reforço das vacinas covid-19 para trabalhadores da saúde.