Notícias

Em meio a desafios, PNI comemora 49 anos de uma história de sucesso

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou neste domingo, 18 de setembro, 49 anos. Uma das políticas públicas em saúde mais bem-sucedidas do país, o PNI é marcado por feitos como a eliminação da poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, tétano materno e neonatal e — ainda que perdida — do sarampo. Fora o controle de diversas outras doenças que também exerciam grande impacto na mortalidade infantil e causavam inúmeras sequelas.

Nós, da SBIm, temos extremo orgulho dos laços estabelecidos com o programa. Além de colaborarmos em comitês consultivos, na elaboração de documentos técnicos e de receber representantes do PNI para compartilhar experiências nos eventos da entidade, realizamos diversas ações em parceria.

xxiv jornada sbim 2022 07 09 mesa de abertura
Adriana Lucena, coordenadora do PNI, durante a abertura da XXIV Jornada Nacional de Imunizações. Foto: Sarah Daltri/SBIm

São exemplos o curso on-line Sala de Vacinação, o Projeto pela Reconquista das Coberturas Vacinais, as campanhas “#Quem Vacina não Vacila”“Calendário de vacinação da gestante: Um sucesso de proteção para mãe e filho", entre outras. Em 2021, também no aniversário do PNI, a SBIm lançou a ação #ForçaPNI – 48 anos. Participaram quatro ex-coordenadoras do programa e representantes da SBIm.

Vivemos um momento de desafios. As quedas nas coberturas vacinais verificadas nos últimos anos põem o Brasil sob alto risco de surtos de doenças imunopreveníveis, inclusive da eliminada poliomielite. O trabalho para evitar o retrocesso será árduo, mas felizmente os quadros técnicos do PNI e a ciência brasileira estão à altura do desafio.

Parabéns, PNI!