Notícias

Dia Mundial de Combate à Poliomielite é celebrado em 24 de outubro

O Dia Mundial de Combate à Poliomielite, 24 de outubro, é mais uma oportunidade de reiterar a importância de intensificar as ações de vacinação contra a doença no Brasil. Sem registrar casos desde 1989, o país vive um momento delicado: de acordo com a Organização Pan-Americana da Saude (OPAS), o risco de a enfermidade voltar ao território nacional é altíssimo.

Apesar de a avaliação da entidade também considerar outros fatores, como a vigilância epidemiológica, o fator mais importante para o sinal vermelho é a queda na cobertura vacinal. O último ano em que a cobertura entre menores de 1 ano atingiu o patamar mínimo de 95% foi 2015. Desde então, os números caíram de forma progressiva até chegarem a apenas 70% em 2021.

O presidente da SBIm, Juarez Cunha, classifica o cenário atual como alarmante. Segundo ele, a volta da doença seria um retrocesso sem precedentes na história da saúde pública brasileira. “Até bem pouco tempo seria inimaginável pensar que poderíamos viver essa situação. Nossa população tinha uma cultura muito forte de vacinação, mas isso se perdeu, em parte pelo fim da percepção de risco. Com o desaparecimento das doenças, muitos passaram a considerar a vacinação desnecessária”, avaliou.

A vice-presidente da SBIm, Isabella Ballalai, segue a mesma linha. “A pólio é uma doença muito grave, que obrigou milhares de pessoas a viverem em cadeiras de roda ou precisarem de auxílio respiratório permanente, muitas em ‘pulmões de aço’. É inaceitável passar por isso mais uma vez sabendo que há décadas dispomos de uma vacina segura e gratuita para prevenir o problema”, afirmou.

Iniciativas

A SBIm desenvolveu inúmeras ações com o objetivo de retomar as coberturas vacinais no país. Especificamente para a pólio, está no ar a campanha “Paralisia infantil —a ameaça está de volta”, realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rotary Club, Insituto Todos pela Saúde (ITpS), Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) e as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP), Infectologia (SBI) e Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Saiba mais em paralisiainfatil.com.br.

Além disso, em 24 de outubro, aproveitando o Dia Mundial de Combate à Pólio, a SBIm e o Unicef realizam uma live gratuita sobre a importância da vacinação contra a doença. O debate pode ser acessado emhttp://bit.ly/combatepolio.