O Ministério da Saúde lançou, em 10 de agosto, a etapa nacional da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. A campanha já havia sido iniciada no Amazonas, Acre e Amapá, ainda no primeiro semestre.
A principal novidade para este ano é a promoção de ações de microplanejamento, que consiste no alinhamento de estratégias entre as equipes do Ministério e os gestores e lideranças locais, para melhor atender a realidade de cada município. As atividades incluem desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, datas e locais de vacinação até a logística.
Durante o lançamento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o Brasil vive um momento muito delicado devido à queda das coberturas vacinais. “O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil”, lamentou.
“Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, defendeu.
Zé Gotinha nas redes
Dois dias antes, o Ministério da Saúde havia lançado os perfis oficiais do Zé Gotinha no Instagram, Threads e Tik Tok. De acordo com o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, Eder Gatti, a novidade vai dar mais as campanhas e ações sobre o tema. “O Zé Gotinha tem a importante missão de ajudar a conscientizar e sensibilizar a população. Agora presente nas redes sociais, mais pessoas poderão compartilhar essa mensagem”, enfatizou.