Notícias

SBIm apoia primeiro curso sobre imunizações realizado em Moçambique

Cerca de 100 pessoas participaram do curso-teórico prático de imunizações oferecido pela SBIm e a Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE), nos dias 23 e 24 de setembro, em Maputo, Moçambique. A atividade, pioneira no país africano, que ocorreu após o VI Congresso Moçambicano de Pediatria, contou também com os apoios da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Nestlé e Eurofarma.

As aulas abordaram conceitos básicos de imunização, etapas de desenvolvimento das vacinas, cadeia de frio e calendários e outros tópicos. “A AMOPE nos convidou para colaborar com a iniciativa porque identificou um gargalo de conhecimento sobre o tema entre os profissionais que atuam na região. O resultado não poderia ser melhor. Acreditamos que todos recomendarão as vacinas de forma mais assertiva de agora em diante”, afirmou o vice-presidente da SBIm, Renato Kfouri.

A SBIm também foi representada pela diretora Mayra Moura e a vice-presidente da Regional-SP, Melissa Palmieri. Segundo Mayra, além de um primeiro passo muito importante para a sensibilização dos profissionais, o curso foi uma oportunidade de discutir a imunização em uma realidade distinta. “Recebemos, por exemplo, questionamentos constantes sobre os cuidados necessários para a administração de vacinas em crianças HIV positivo. Essa não é uma demanda que recebemos com tanta intensidade no dia a dia, uma vez que a transmissão vertical é controlada no Brasil", observou.

Palmieri acrescentou que “a capacitação atende a uma agenda de cooperação Internacional para o controle de doenças infectocontagiosas e traz conhecimentos relevantes sobre sistemas de saúde, doenças e estratégias de prevenção em um país que compartilha do nosso idioma”. A médica completa: “o compartilhamento das melhores práticas em saúde pública é essencial”.