Notícias

Doenças de gente nova!

Especialistas apontam os riscos de infecção por hepatites, HPV e outras doenças entre os “teens” no Dia Mundial da Juventude, comemorado no dia 30 de março. A Sociedade Brasileira de Imunizações está preocupada com a falta de cuidados quando o assunto é saúde dos jovens.  Hábitos comuns à idade como viagens; festas e baladas; namoros ou simples ficadas; esportes radicais; clubes, sauna e piscina; amigos e paqueras têm deixado os pais e os médicos de cabelo em pé. Isso porque a rotina dos adolescentes e todas as inúmeras atividades desempenhadas por eles nesta fase da vida os colocam em risco e levam a contrair doenças sem perceber.

Os adolescentes e a juventude em geral possuem um comportamento de maior risco devido a certa tendência de acreditar que nada vai acontecer com eles. Isso os deixa mais suscetíveis a infecções que se originam nos lugares frequentados por eles como ambientes fechados (boites, clubes, heavys e outras festas) onde ocorre o compartilhamento de copos e outros utensílios ou a troca constante de parceiros afetivos e sexuais (carnaval, micaretas etc.). Outras práticas como caminhar descalço em terrenos estranhos, fazer trilhas por ambientes silvestres ou viagens para áreas endêmicas no Brasil e do exterior também colocam grande risco a saúde do adolescente.

Vacinas recomendadas:

  • Sarampo: Recomenda-se a vacinação em duas doses – com intervalo mínimo de 30 dias – para aqueles que nunca foram vacinados ou com antecedentes vacinais desconhecidos; o esquema é indicado também para vacinados com a dupla viral (sarampo/rubéola), visando proteção contra a caxumba. Para quem recebeu uma dose na infância, recomenda-se um reforço de dose única na adolescência. Para os que ainda não receberam as duas doses da tríplice viral, recomenda-se completar com a segunda dose. Este é um grande problema por conta dos surtos nos outros continentes. Disponível na rede pública.
  • Hepatite A: disponível somente na rede privada. Devem ser tomadas duas doses da vacina, sendo a segunda 6 meses após a primeira.
  • Hepatite B: A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde para homens e mulheres com até 29 anos. Pessoas acima dessa idade e não vacinadas – ou que não sabem se já receberam a vacina – podem ser vacinadas em clínicas privadas. São necessárias três doses para o desenvolvimento de proteção eficiente contra o vírus.
  • Hepatite A e B: disponível somente na rede privada. Tomada em três doses, sendo a segunda 1 mês após a primeira e a terceira somente 6 meses depois. A vacinação combinada contra as hepatites A e B é uma opção e pode substituir a vacinação isolada contra as hepatites A e B.
  • HPV: disponível somente na rede privada de vacinação. Recomenda-se a aplicação antes de ser iniciada a vida sexual. Para meninas e jovens existem duas vacinas licenciadas: uma contendo os tipos 6, 11, 16, 18 de HPV que deve ser utilizada entre 9 e 26 anos de idade. Outra, contém os tipos 16 e 18 de HPV e está indicada para meninas e mulheres de 10 a 25 anos de idade. Elas protegem dos tipos causadores de 70% dos cânceres de colo de útero. Meninos de 9 a 26 anos podem receber a vacina quadrivalente que protege contra os tipos 16, 18, 6 e 11, de acordo com a licença dada pela ANVISA.
  • Outras vacinas recomendas: meningocócica conjugada, recomendada uma dose para quem já tenha sido vacinado na infância ou há mais de 5 anos estando presente somente na rede privada; varicela (catapora), influenza (gripe), sarampo e febre amarela para quem viaja muito ou para quem vive ou se desloca para área endêmicas.

Ver calendário vacinal da SBIm para adolescentes. (O calendário não está mais disponível para download)