Notícias

IV Encontro de Atualização em Vírus Respiratórios

IV Encontro de Atualização em Vírus Respiratórios, promovido pela SBIm Nacional no dia 2 de abril em São Paulo, reuniu mais de 400 participantes das diversas áreas envolvidas: epidemiologia, vigilância, laboratório, clínica, infectologia, pediatria, virologia e vacinadores.

O objetivo de discutir os temas mais importantes e atuais em relação às infecções virais e sua prevenção foi atingido, o que faz com que este evento seja o maior sobre o tema na América Latina.

A cada ano aumenta mais a possibilidade de diagnósticos virais com a utilização de métodos moleculares. “O reconhecimento do papel de cada um no impacto da doença em cada indivíduo infectado, inclusive com as sequelas, é um comprometimento no longo prazo”, disse Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional. De acordo com ele, o vírus influenza e o VSR continuam sendo os principais agentes causadores de doenças graves em adultos e crianças sadias e vulneráveis, muitas vezes servindo de porta de entrada para infecções bacterianas como pneumonias e coqueluche. “Um importante aspecto é o diagnóstico diferencial através de exames de imagem dessas infecções”, explica Kfouri.

O evento foi uma iniciativa da SBIm em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, com o apoio da SLIPE – 2013.