Notícias

De mãos dadas contra a meningite

Imprimir

Dia Mundial de Combate à Meningite foi comemorado nesta quarta-feira (24/04) no Rio de Janeiro. O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm, Renato Kfouri, e a presidente da SBIm-RJ, Isabella Ballalai, estiveram presentes nas celebrações que ocorreram ao longo de toda a manhã no Cristo Redentor. A ideia é chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A organização do evento é do Instituto Pedro Arthur, que recolheu assinaturas em um abaixo-assinado para a criação de lei de iniciativa popular que inclua a vacina contra a meningite B no calendário básico de imunização das crianças. Até o momento foram recolhidas 980 mil assinaturas. O Instituto foi criado em 2006 pelo pai de Pedro Arthur, Rodrigo Diniz, após acontecer a fatalidade da doença com o filho. De lá para cá a entidade se destaca como a única no Brasil voltada para a luta contra a meningite, a pesquisa e o fomento à prevenção. “Nosso recado não é para quem está doente, mas sim para quem precisa preservar essa saúde”, afirma Rodrigo Diniz, idealizador da iniciativa.

A Comissão Europeia aprovou a vacina internacionalmente conhecida como Bexsero™, tornando-a assim a primeira e única vacina de ampla cobertura licenciada para ajudar a proteger todos os grupos etários de dois meses em diante contra a meningite B. A parceria do Instituto Pedro Arthur com o Ministério da Saúde fortalece essa luta para a implantação da vacina na rede pública. Está prevista para 15 de maio a “Caminhada pela Vida” em Brasília, para levar ao ministro Padilha, da Saúde, cerca de um milhão e meio de assinaturas.

Para o médico Renato Kfouri, “iniciativas desse porte são importantes para incentivar atitudes em favor da prevenção”. O evento ainda contou com a presença do ator André Segatti e sua esposa.

A doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% a 15% das pessoas que contraem a doença meningocócica morrem, mesmo se receberem tratamento antibiótico adequado. Sem tratamento, a taxa de mortalidade em decorrência da doença meningocócica é de 70% a 90%.

A vacinação de crianças, adolescentes e adultos suscetíveis é a forma mais eficaz de prevenção. Atualmente, existem vacinas contra vários tipos de meningite. “A vacinação contra a meniningite meningocócica previne da forma mais comum da doença no nosso país”, orienta Renato Kfouri.

A meningite, considerada um problema de saúde mundial que necessita urgentemente de atenção global, é caracterizada pela inflamação na membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. Estima-se que, a cada ano, cerca de 500 mil casos de doença meningocócica ocorram em todo o mundo, resultando em aproximadamente 50 mil mortes.

No Brasil, os registros apontam mais de três mil por ano e mais de 600 mortes, com maior incidência nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. “Apesar de a maioria dos casos ocorrerem em crianças pequenas, os surtos tendem a acometer adolescentes e adultos jovens”, destaca Kfouri.

Número de casos no Brasil

* Dados do Ministério da Saúde

2012 CASOS ÓBITOS
Meningite Geral 21.067 1.744
Doença Meningocócica 2.509 534
Meningite Pneumocócica 1.063 284
Meningite Heamophilus b 146 19

Acesse as fotos do evento no facebook: http://ow.ly/kolgg

Curta a página da SBIm: www.facebook.com/sbimoficial