Notícias

Liberação para adultos de vacina contra pneumonia amplia o combate à doença

Imprimir

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adultos a partir de 50 anos.  A medida vai possibilitar a ampliação dos esforços de combate à pneumonia pneumocócica – e outras complicações causadas pela bactéria S. pneumoniae, ou pneumococo – entre parte da população que mais se recente desse tipo de infecção.

A vacina já era indicada no Brasil para a proteção contra as doenças pneumocócicas (DPs) em lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos. “A indicação também para adultos vai possibilitar o melhor enfrentamento de uma das principais causas de morte entre pessoas maiores de 70 anos”, destaca Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Saiba mais

A pneumonia ainda é a principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis no mundo e acomete pessoas de todas as idades, perdendo somente para as doenças cardíacas e cerebrovasculares (1º e 2º lugares respectivamente).

Além da pneumonia, outras doenças provocadas pelo pneumococo são: meningite, otite, septicemia e bacteremia (infecções bacterianas do sangue) – responsáveis por 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo mundo, a maioria em idosos e crianças menores de cinco anos.

Por ser conjugada, a vacina “13-valente” estimula a produção de células de memória do sistema imunológico, o que facilita a identificação de agentes infecciosos para montar a defesa dos anticorpos mais rapidamente.

Gravidade: