Notícias

Guia de Vacinação recomenda vacinas especiais para portadores de diabetes

Imprimir

Você sabia que pacientes portadores de doenças especiais necessitam de recomendações também especiais de vacinas?

A imunização de pacientes com doenças crônicas é uma importante ferramenta para reduzir a morbidade e a mortalidade nesse grupo. O risco para infecções entre eles é maior, por esse motivo é necessário um olhar diferenciado na assistência desses pacientes, indo além da recomendação básica de vacinas. Neste caso, a indicação se dá com base na fisiopatologia da doença e na predisposição para infecções imunopreveníveis.

O PNI (Programa Nacional de Imunizações), por meio dos Centros de Referências para Imunobiológicos Especiais (Cries), oferece aos portadores de doenças crônicas acesso à imunização, obedecendo normas publicadas em manual específico.

Com o objetivo de melhor orientar os profissionais da saúde, a SBIm – Sociedade Brasileira de Imunizações elaborou o Guia de Vacinação para Pacientes Especiais. Nele, está a fundamentação de cada recomendação e as orientações conforme a patologia e a presença de outras condições.

No caso de pacientes com diabetes mellitus, as vacinas indicadas são:

Haemophilus influenzae b: quando indicada para menores de um ano, recorrer ao calendário normal da criança (1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses, com reforço aos 15/18 meses). Quando para maiores de um ano e adultos, recomenda-se dose única. Disponível no Cries para pacientes crônicos até os 18 anos e na rede pública de vacinação para crianças, porém, somente as três primeiras doses.

Influenza: esquema padrão para a idade (duas doses antes dos 9 anos de idade e reforço anual). Está disponível no Cries para pacientes crônicos e na rede pública de vacinação até os 2 anos.

Pneumocócica conjugada (VPC10 ou VPC13): indicada para menores de 2 anos de acordo com o calendário básico de vacinação: três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida. Para crianças acima de dois anos e não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses com intervalo de 2 meses entre elas (VPC10). Para crianças de 4 a 5 anos não vacinadas anteriormente, respeitar duas doses de VPC13 com intervalo de 2 meses entre as aplicações. Para maiores que 5 anos, adolescentes e adultos recomenda-se dose única da VPC13. No Cries a VPC10 está disponível até os 5 anos. Já a VPC13 não está disponível na rede pública.

Pneumocócica 23V: recomenda-se duas doses com intervalo de 5 anos entre elas. Disponível no Cries de acordo com especificidades: recomenda-se a vacina VPC13 entre 6 e 49 anos.

Hepatite B: Respeitar esquema padrão de vacinação de acordo com a idade em 3 doses. Uma ao nascer, outra aos 2 meses e a última aos 6 meses de idade. Disponível na rede pública para crianças e indivíduos até 49 anos. Não está disponível no Cries.

Varicela (catapora): Respeitar duas doses, a primeira com um ano de idade e outra com um ano de meio. Para adultos é indicada somente para ausência de histórico anterior da doença e é contraindicada para imunodeprimidos. Para crianças está disponível em postos públicos de vacinação a partir do segundo semestre de 2013. Para adultos somente em clínicas de vacinação privada. Não está disponível no Cries.

Saiba mais sobre a SBIm:

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é responsável pela edição dos calendários vacinais para todas as faixas etárias, incluindo as que são disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS) e as que estão aprovadas pela Anvisa para uso no Brasil, mas disponíveis apenas nas clínicas privadas de vacinação. Nesse sentido, vem tendo uma atuação forte e conjunta com o PNI.

A SBIm defende uma ampla cobertura vacinal como forma de garantir melhor qualidade de vida para as populações. Isso significa que quanto maior for o número de pessoas imunizadas menor será a circulação de vírus e bactérias no meio ambiente. Assim, além da proteção do indivíduo vacinado, se está gerando também meios de proteção de pessoas que, por questões de doença, sistema imunológico, condição financeira ou outras, não podem se vacinar.

Link para a publicação: Guia de Vacinação para Pacientes Especiais.