Notícias

Diretora da SBIm é homenageada em comemoração dos 40 anos do PNI

A diretora da SBIm, enfermeira Mirian Moura, será homenageada no dia 18 de setembro, em Brasília, por sua colaboração ao Programa Nacional de Imunizações – PNI.

Ao todo serão 40 homenageados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) durante as festividades pelos 40 anos do programa. A edição de uma publicação com a história do PNI e depoimentos de profissionais que tiveram significativa atuação nessa trajetória também integram a iniciativas.

A experiência de Mirian Moura junto ao PNI teve início com o convite para ajudar na criação da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de São Paulo, em 1986. “Nos anos de 1987 a 1989, a cobertura vacinal era muito baixa, em alguns estados não chegava a 40% – as mais altas ficavam em torno de 60%”, conta a enfermeira. Foi aí que se iniciou um assessoramento maior aos estados, inclusive com o envio de enfermeiros para as localidades que apresentavam dificuldades na implementação do PNI.

Em seguida, Miriam Moura foi convidada a ingressar na Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, assumindo a Coordenação de Imunizações e Autossuficiência em Imunobiológicos – CIAI. Era o ano de 1991, quando este e o PNI coexistiam. O CIAI atuava junto aos Laboratórios Produtores Nacionais: Biomanguinhos/RJ, Butantã/SP, Ataulto de Paiva /RJ, Ezequiel Dias/MG, Tecpar/PR e Vital Brasil/RJ. Isso tudo para tornar o Brasil autossuficiente na produção de vacinas.

“O meu trabalho no PNI marcou a minha vida pessoal e profissional e tenho muito carinho por toda a experiência vivida, foi mesmo inesquecível”, confessa Mirian. “Hoje, fazendo parte da diretoria daSociedade Brasileira de Imunizações – SBIm, carrego comigo toda essa vivencia e também vejo com alegria todo o crescimento do PNI, com a melhoria das coberturas vacinais e a introdução de vacinas, tais como a da varicela e do HPV, e a avaliação de outros imunobiológicos que estarão sendo introduzidos no serviço público de saúde em breve”, afirmou.

A Solenidade em Comemoração aos 40 Anos do PNI será realizada no Memorial JK, no horário das 9h às 14h, do dia 18 de setembro de 2013, localizado no Eixo Monumental Oeste, em Brasília/DF.

Miriam Moura também está no Canal SBIm falando sobre como é possível reduzir a dor no momento da vacinação.

Confira clicando aqui!