Notícias

Sociedade de imunizações lança guia para viajantes brasileiros e estrangeiros

Imprimir

Pensando na segurança da saúde do viajante doméstico ou estrangeiro que se desloca pelo Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) elaborou o Guia de Saúde – Viagens & Grandes Eventos (72 páginas). O lançamento ocorreu dia 28 de novembro em São Paulo.

A publicação está disponível para download gratuito aqui no site nas versões português e inglês.

O lançamento é motivado pela Copa do Mundo de Futebol de 2014 e outros grandes eventos, por representarem situações que ampliam a interação entre pessoas de diversas partes do mundo e que podem colocar a saúde em risco. “Trata-se de um instrumento de alerta e orientação”, adianta a médica Isabella Ballalai, coordenadora científica e diretora da SBIm Nacional. O Guia é Ilustrado pelo artista Claudius Ceccon e oferece a seção “Extra”, com informações sobre pontos turísticos, telefones de emergência, e muito mais.

Quase 4 milhões de turistas se deslocando pelo país

De acordo com o Ministério do Turismo pelo menos 3 milhões de viajantes nacionais e outros 600 mil turistas estrangeiros se deslocarão pelo país durante a Copa de 2014. “O sarampo é exemplo de risco associado aos deslocamentos. Os casos registrados no país nos últimos 10 anos são decorrentes de brasileiros suscetíveis infectados durante viagens internacionais ou de viajantes estrangeiros que disseminaram o vírus durante visita ao Brasil”, informa Isabella.

Orientações e dicas

Além das recomendações de imunização do viajante, a publicação traz orientações sobre outros cuidados com a saúde. “Abordamos temas que vão da consulta médica pré-viagem até a montagem de um kit básico de primeiros socorros, passando por questões relacionadas com as receitas e o transporte de medicamentos, incluindo os controlados; cuidados na ingestão de alimentos e água; dicas para evitar o jat lag;segurança no mar e nas cidades”, acrescenta Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional.

A diarreia do viajante [DV] mereceu atenção especial. “É a situação clínica mais frequente em viajantes, principalmente nos que se deslocam das áreas mais desenvolvidas para as menos desenvolvidas”, destaca Isabella. Segundo a médica, de 24 a 40 milhões de pessoas são acometidas no mundo pela DV. O Guia também alerta para o risco das doenças sexualmente transmissíveis e orienta a prevenção.

Durante o lançamento do Guia, o presidente da SBIm Nacional, Renato Kfouri, falou sobre o cenário brasileiro para a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A publicação tem o apoio da unidade de vacinas da GSK e da Farmoquímica.