Notícias

Tributo ao Mestre

Imprimir

A homenagem de Rodrigo Nogueira Angerami e Mônica Jacques de Moraes ao professor Luiz Jacintho da Silva.

Adeus a Luiz Jacintho*
20/12/2013 11h06

Em 14  de dezembro último, perdemos Luiz Jacintho da Silva, nosso querido professor de Moléstias Infecciosas na Unicamp, a quem uma legião de ex-alunos e ex-residentes certamente continuará a se referir com respeitoso carinho como “Jaça”. Luiz Jacintho será sem dúvida lembrado por suas aulas excepcionais, sua erudição nas mais variadas áreas das ciências médicas, sua exigência em relação aos alunos, seu humor e agudez ímpares. Luiz era acima de tudo um “provocador do saber” e, por isso, todos que tivemos o privilégio de sers instigados por ele sentimos enorme gratidão. O professor Luiz Jacintho graduou-se em Medicina e fez Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade de São Paulo, doutorado em Medicina Preventiva na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Liverpool, Reino Unido. Ingressou como docente na Universidade Estadual de Campinas, em 1976, chegando a professor-titular em 2002. Aposentou-se em 2011. Era colaborador científico da SBI no Comitê de Influenza e Virologia Clínica.

Foi diretor na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) e coordenador dos Institutos de Pesquisa na Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo. Como gestor, foi um dos grandes responsáveis por notáveis avanços em diversos programas de grande relevância no âmbito de Saúde Pública, notadamente nos programas estaduais de hepatites, de imunizações, das leishmanioses e da febre maculosa.

Atuou por dois anos no Grupo de Epidemiologia da Novartis Vaccines & Diagnostics em Siena, Itália, onde permaneceu até 2008. De janeiro de 2009 a julho de 2010, foi o responsável global por epidemiologia na mesma empresa, sediada em Cambridge, nos Estados Unidos.

Em janeiro de 2011, assumiu o cargo de diretor do Dengue Vaccine Initiative (DVI), junto ao International Vaccine Institute em Seul, na Coreia do Sul. Em 2013, retornou ao Brasil onde vinha atuando como a referência do DVI para as Américas.

Com 90 artigos publicados em periódicos, foi autor de 26 capítulos de livros. Dentre outros livros editados e publicados, destacam-se, oriundo de sua tese de doutorado, "A Evolução da Doença de Chagas no Estado de São Paulo" (Hucitec, 1999) e "Viroses Emergentes no Brasil" (Fiocruz, 2008).

Em outubro de 2013, durante a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, o professor Luiz Jacintho recebeu homenagem em reconhecimento pelos relevantes serviços à saúde pública.

Foi o primeiro moderador ProMED-PORT, onde vinha atuando há 16 anos. Tão importante quanto os seus mais de 7 mil posts, foram os comentários do Mod. LJS; não raramente, se buscavam muito mais seus comentários do que a notícia em si. Agregavam profundo conhecimento em diversas áreas do saber: da infectologia à geografia, da epidemiologia à antropologia, da vacinologia à literatura, da imunologia à história, da microbiologia à gastronomia. Tudo, e sempre com singular propriedade, objetividade, clareza, erudição, ironia e, em algumas ocasiões, inconfundível contundência.

Em 2012, o professor Luiz Jacintho da Silva recebeu o "PROMED-MAIL ANNIVERSARY AWARD 2012 for excellence in outbreak reporting on the internet".

Ao mestre e amigo querido, que em tantos de nós engendrou o fascínio pela Infectologia, nosso reconhecimento, carinho e admiração.

Rodrigo Nogueira Angerami
Mônica Jacques de Moraes

*Veiculado originalmente em www.infectologia.org.br