Notícias

Adeus a Ciro de Quadro

ciro quadros sabininstitute

A Sociedade Brasileira de Imunizações expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Ciro de Quadros, o gaúcho que, depois de anos de trabalho nas campanhas que levaram à erradicação da varíola no Brasil, dedicou muitos anos de sua vida à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Na OPAS, Ciro de Quadros teve papel importante no desencadeamento e coordenação de uma série de iniciativas de vacinação que levaram à eliminação da circulação dos poliovírus e ao controle do sarampo, da rubéola e rubéola congênita.

A região das Américas é considerada, em todo o mundo, como uma das áreas onde o papel das vacinas no controle de doenças pôde mostrar-se em sua plenitude. E, certamente, não é exagero dizer que o papel de Ciro foi importantíssimo, provavelmente até decisivo.

Sempre manteve profundos laços com os colegas brasileiros, do Ministério da Saúde, da academia e de outras áreas ligadas às imunizações e à saúde pública.

Figura muito querida pelas suas qualidades científicas e pessoais, Ciro de Quadros deixou uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio e alegria de com ele conviver.