Notícias

SBIM lança novos guias de vacinação

Material é voltado a atletas, pessoas com doenças reumáticas e portadores de enfermidades pulmonares.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou, na XVI Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro, entre 10 e 13 de setembro, três novos guias de vacinação voltados a grupos específicos. As publicações contemplam atletas, pessoas com doenças reumáticas, bem como portadores de problemas pulmonares. Os documentos foram elaborados em parceria, com a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Sociedade Brasileira de Reumatologia e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A presidente da Comissão de Revisão de Calendários da SBIm, Isabella Ballalai, explica que o principal objetivo dos guias é apresentar as vacinas aprovadas no Brasil, sob a ótica de cada especialidade, para auxiliar o médico no dia a dia. Dessa forma, o risco de doenças infecciosas é reduzido e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes é melhorada.

“As comorbidades (patologias relacionadas a outras patologias) são importante causa de complicações e mortes em indivíduos com enfermidades crônicas. A gripe é um exemplo. Se temos recursos para evitá-las, por que não usá-los?”, questiona Isabella, que destaca outro aspecto da vacinação.

“Ao falarmos sobre o atleta, deixamos claro que os imunobiológicos impactam positivamente no desempenho profissional. Um jogador de futebol doente, bem como qualquer outro trabalhador, não rende da mesma forma”, avalia.

Atualização

A SBIm também apresentou o segundo volume do Guia SBIm de Vacinação em Geriatria, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), e os Calendários de Vacinação SBIm 2014/2015, que englobam prematuros, crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos.

Todo material poderá ser acessado em Publicações 2014