A ?médica ?Isabella Ballalai?, ?presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, participou no dia 9 de março, a convite do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do lançamento oficial da terceira etapa da vacinação contra o HPV. O evento foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Serão contempladas nessa nova fase as meninas de 9 a 11 anos. As adolescentes de 11 a 13 anos que não tomaram as ?duas doses em 2014, e as de 14 anos que receberam a primeira dose aos 13 também têm direito ?à vacina. Além desses grupos, a vacinação está disponível para portadoras de HIV com idade entre 9 e 26 anos.
“O vírus do HPV é o principal responsável pelo câncer do colo do útero, ?terceiro que mais mata mulheres no país. São mais de 15 mil casos e cinco mil óbitos anualmente. A população não pode abrir mão de uma ferramenta preventiva reconhecidamente eficaz e segura”, ressalta Isabella Ballalai.
A meta do governo é vacinar em 2015 no mínimo 80% do público?-?alvo, o que corresponde a aproximadamente 4,94 milhões de meninas. De acordo com o ministro Arthur Chioro, a campanha permitirá ao país ter a primeira geração de mulheres livres da doença??.