Notícias

XIX Jornada Nacional de Imunizações é sucesso de público

Mais de 1000 pessoas compareceram ao Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, entre 9 e 12 de agosto, para participar da XIX Jornada Nacional de Imunizações. Ao longo dos quatro dias, os congressistas puderam acompanhar mais de 70 atividades, além da apresentação de pôsteres. A próxima edição acontecerá no Rio de Janeiro, de 26 a 29 de setembro de 2018.

A presidente da SBIm, Isabella Ballalai, afirma que o evento superou as expectativas e evidenciou ainda mais o protagonismo da entidade na atualização dos profissionais que trabalham na área.. “Elaboramos uma grade abrangente, que abordou desde questões como indicações e epidemiologias às pesquisas clínicas e o desenvolvimento de novas vacinas contra arboviroses, temas extremamente em alta”, exemplificou.

Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente da Jornada, concorda  e destaca a interatividade com o público como um dos pontos altos do congresso. “A aproximação com a plateia amplia as discussões e favorece o aprendizado de todos, incluindo palestrantes, evidentemente. A experiência foi extremamente enriquecedora”, avalia.

​Mesa de abertura: Fatima Rodrigues, diretora secretária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai); José Elias Soares Pinheiro, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Maria Lígia Ramos Neger, coordenadora de Imunização do município de São Paulo; Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm; Isabella Ballalai, presidente da SBIm; Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI); Sergio Cimerman, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Rosane Cuber, vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos.

Tribunal

Uma das grandes novidades da XIX Jornada foi o Tribunal de Ética, no qual a plateia pode julgar dois casos fictícios de situações em que orientações equivocadas sobre vacinação trouxeram danos à saúde dos pacientes. A dinâmica contou com a colaboração de atores, que representaram vítimas e réus, e de representantes do SBIm e do Cremesp, encarregados de exercerem os papéis de peritos médicos, jurídico, ético.

Reconhecimento

O evento também teve espaço para emoção. O infectologista Guido Levi, ex-vice- presidente da SBIm e membro da atual diretoria, recebeu na cerimônia de abertura uma placa pela incansável contribuição para o cenários das imunizações no país. A enfermeira Mirian, que coordenou o Programa Nacional de Imunizações e já fez parte da diretoria da SBIm, por sua vez, viu a Clínica-Modelo ser batizada com o seu nome. Singelas homenagens para dois profissionais que merecem ser condecorados todos os dias.

Guido Levi, primeiro secretário da SBIm, recebe placa da sua filha e segunda-tesoureira da entidade, Mônica Levi.
Acompanhada pela presidente da SBIm, Isabella Ballalai, e pela primeira tesoureira, Mayra Moura, a enfermeira Mirian Moura (dir) posa em frente à Clínica Modelo, agora batizada com o seu nome.

Certificados

Estarão disponíveis para download e impressão no site da Jornada a partir de 28 de agosto.