Notícias

Livro de membros da SBIm rebate movimentos antivacinação

Imprimir

capa livro vacinar sim ou naoOs membros da diretoria da SBIm Guido Levi e Mônica Levi e o presidente da Comissão de Ética da entidade, Gabriel Oselka, acabam de lançar o livro "Vacinar, Sim ou Não? — um Guia Fundamental" (MG Editores, 2018), obra na qual fazem uma defesa veemente das imunizações frente ao crescimento e à amplificação possibilitada pela internet do discurso de grupos antivacinistas. Para tanto, são apresentadas informações completas e seguras sobre as vacinas, benefícios, seus possíveis eventos adversos e os aspectos legislativos e éticos a elas relacionados.

“Partindo de informações contraditórias e de dados sem comprovação científica, grupos de médicos e leigos divulgam fatos negativos sobre as vacinas e fazem insistentes apelos contra seu uso”, afirmam os autores. E a decisão de não vacinar, que alguns defendem ser individual, tem consequências coletivas, caso do forte surto de sarampo enfrentado pela Europa desde o início de 2017. De acordo com dados do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), o continente registrou de 14.732 casos de fevereiro daquele ano a 31 de janeiro de 2018.

Os médicos destacam, no entanto, que muitos não se vacinam por outro motivo:  o simples desconhecimento da utilidade (e disponibilidade) das vacinas para eles indicadas. “Por isso, é necessário reverter a subutilização de ferramentas seguras e eficazes para proteger contra tantas mortes prematuras, além de sofrimentos e sequelas que poderiam ser evitados”, alertam.

As vacinas tiveram papel crucial no aumento global da expectativa de vida e são consideradas a intervenção que mais ajudou a reduzir o número de óbitos. Segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, as vacinas evitaram no país, entre 1994 e 2013, 322 milhões de casos de adoecimento; 22 milhões de hospitalizações e 732 mil mortes prematuras. Com isso, foi gerada, ainda, uma economia de 295 bilhões de dólares em custos médicos diretos e de 1,38 trilhão de dólares de custos sociais totais.

“Devemos permanentemente divulgar a importância das vacinas e sua utilidade na proteção da saúde”, finalizam, lembrando que esse é um campo que não permite acomodação, sob pena de retrocessos inaceitáveis numa área que seguramente representa o maior presente que a medicina já ofereceu à humanidade.

“Vacinar, sim ou não? Um guia fundamental” (MG Editores, 2018) pode ser comprado nos sites e lojas físicas das principais livrarias ou diretamente na página da editora (www.mgeditores.com.br). A obra também está disponível no formato e-book.

Vacinar, sim ou não? Um guia fundamental
Autores: Guido Carlos Levi, Monica Levi e Gabriel Oselka
Editora: MG Editores
Preço: R$ 38,90 (E-book: R$ 24,80)
Páginas: 96 (14 x 21 cm)
ISBN: 978-85-7255-129-8

Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890
Site: www.mgeditores.com.br