Notícias

Amazonas e Roraima enfrentam surtos de sarampo

Imprimir

por Ministério da Saúde

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 27 de junho, foram confirmados 265 casos de sarampo no Amazonas, 1.693 permanecem em investigação e 137 foram descartados. O estado de Roraima confirmou 200 casos da doença, 179 continuam em investigação e 35 foram descartados.

Até o momento, o Rio de Janeiro informou ao Ministério da Saúde, oficialmente, 18 casos suspeitos e 2 confirmados. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio Grande do Sul (6); e Rondônia (1). Outros estados têm casos suspeitos, que ainda não foram confirmados. Medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, foram realizadas em todos os estados.

UFConfirmadosEm investigação
SP 1 -
RS 6 2
PB - 1
RO 1 -
MT - 2
RR 200 179
AM 265 1.693
RJ 2 18

Está prevista uma Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite a ser realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado, 18 de agosto. Os detalhes serão divulgados mais próximo à data do lançamento da campanha.

Leia também: 312 municípios tem baixa cobertura contra a pólio.

Eliminação do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização. Entre 2013 e 2015, ocorreram surtos decorrentes de pacientes vindos de outros países, sendo registrados neste período 1.310 casos da doença. O maior número de casos foi registrado nos estados de Pernambuco e Ceará.

Nos surtos de sarampo ocorridos no Ceará e em Pernambuco entre 2013 e 2015, as ações de bloqueio realizadas pelo Ministério da Saúde - em conjunto com os estados e municípios - foram eficientes e resultaram na interrupção da transmissão da doença. Em 2017, casos de sarampo em venezuelanos que adentraram no estado de Roraima foram confirmados, ocasionando um surto da doença no estado, com ampliação de casos da doença para Manaus. O Ministério da Saúde permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção  já estão sendo realizadas.

Ações do Ministério da Saúde contra a doença

Desde fevereiro, o Ministério Saúde tem mantido equipes técnicas e treinadas nos estados do Amazonas e Roraima  para acompanhar as ações e prestar orientação no enfrentamento da situação. A pasta tem realizado treinamentos aos profissionais de saúde que visa ajudar na identificação de sinais e sintomas que definem um caso suspeito de sarampo, além de ações de vigilância epidemiológica.

Além disso, o Ministério da Saúde apoiou os gestores locais dos dois estados na revisão de prontuários e fichas de atendimento, com o intuito de encontrar casos de sarampo que não tenham sido identificados oportunamente. Também foi realizada intensificação vacinal nos estrangeiros presentes no posto da Polícia Federal, em Roraima.

Foi elaborado, ainda, um plano de fortalecimento da vigilância epidemiológica do sarampo no estado do Amazonas, considerando eixos prioritários de atuação: municípios com mais de 75 mil habitantes, Região Metropolitana de Manaus, Municípios Sede de DSEI, Municípios de fronteira com outros países, Municípios Polo e Comunicação. Para o enfrentamento da situação do sarampo no estado do Amazonas, estão em andamento o bloqueio vacinal, a varredura (vacinação casa a casa), a intensificação vacinal, assim como estratégias de isolamento de casos suspeitos/confirmados durante o período de transmissibilidade.