Notícias

Doenças que modificaram a história são o tema do novo livro de Guido Levi

Imprimir

Capa do livro Doenças que mudaram a históriaHistória, medicina, investigação, conflitos, mortes… Estes são alguns dos elementos que aproximam um grupo de oito médicos de diferentes especialidades e que se reúnem semanalmente para discutir o impacto de enfermidades como varíola, cólera e outras no destino de nações e povos. É a partir desse enredo que o ex-vice-presidente e atual primeiro secretário da SBIm, Guido Levi,  constrói uma narrativa instigante e curiosa em “Doenças que mudaram a História (Contexto, 2018)” — segundo livro no qual une ficção à ciência.

No capítulo A Peste dos Mares, por exemplo, é relatado como o tifo e o escorbuto influenciaram a Guerra Anglo-Espanhola em 1588. A Armada Invencible (esquadra formada pelo rei Filipe II da Espanha para invadir a Inglaterra) chegou à costa escocesa com cerca de 3 mil tripulantes com sintomas dessas doenças. Os ingleses, não debilitados e próximos às suas fontes de abastecimento, conquistaram a vitória no conflito.

O infectologista Guido Levi foi Diretor Técnico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas e chefiou por longos anos a Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Moléstias Infecciosas do HSPE – São Paulo. Ex-professor de diversas faculdades de medicina, é autor, co-autor, editor e colaborador de numerosas publicações científicas.

Levi realizou a residência no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e obteve o título de doutorado pela Unicamp. Além da atuação na SBIm desde a sua fundação, é membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde (PNI) e do Comitê Permanente Assessor em Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.

Doenças que mudaram a História

Autor: Guido Carlos Levi       
Páginas: 96    
Preço: R$ 25,00
Editora Contexto 

Leia também