Notícias

Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo acontece de 6 a 31 de agosto

Imprimir

ms vacinacao xuxaResponsáveis por crianças de um a menores de cinco anos devem levá-las aos postos de vacinação em todo o país para a Campanha Nacional de Vacinação contra a polimielite e o sarampo, que vai de 6 a 31 de agosto. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar mais de 11 milhões de crianças para, assim, reduzir as chances do retorno da poliomielite e do sarampo, ambas já eliminadas do Brasil. O Dia D de Mobilização será em 18 de agosto, um sábado.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

“Boa parte da população já ouviu falar de poliomielite e sarampo, mas nunca presenciou alguém com essas doenças, que matavam e causavam sequelas importantes nas nossas crianças. Apesar de termos eliminados ambas com a vacinação, corremos o risco de vê-las novamente caso as nossas coberturas vacinais não sejam superiores a 95%. Todos precisam fazer a própria parte”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai.

A médica acrescenta que, fora da campanha, a rede pública também oferece a vacina contra o sarampo para indivíduos mais velhos. “Pessoas de 1 a 29 anos têm direito a duas doses gratuitas e pessoas de 30 a 49 anos têm direito a uma dose. Nas clínicas particulares, a vacinação está disponível para todos os públicos, de acordo com os calendários para as diferentes faixas etárias”, explica.

Campanha publicitária

Para mobilizar a população, o Ministério da Saúde conta, neste ano, com o apoio da Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos. Não é a primeira vez que ela é madrinha de uma campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Nos anos 1980, Xuxa também estrelou uma campanha de vacinação que bateu recordes e foi reconhecida até pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As peças para TV, rádio, impressos e redes sociais, serão exibidas de 1º a 31 de agosto. O filme, gravado em 3D, faz uma viagem ao passado, nas décadas de 80/90, quando nasceu o Zé Gotinha e também quando o Brasil assumiu o compromisso de eliminar o sarampo e a poliomielite. Xuxa e o Zé Gotinha contarão com o apoio da Galinha Pintadinha e dançarinos do game Just Dance.

A SBim, paralelamente, realiza nas redes sociais ações para ampliar a percepção da população sobre a importância das imunizações e estimular a adesão à campanha. Foram criados vídeos com informações passadas por especialistas e depoimento de pessoas que tiveram as doenças, material gráfico e uma hashtag: #VacinarParaAPolioNãoVoltar.

Saiba mais

Com informações de Amanda Mendes, da Agência Saúde.