Publicada em: 17/07/2025
Atualizada em: 17/07/2025
A presidente da SBIm, Mônica Levi, o vice-presidente, Renato Kfouri, e o ex-presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia (DEIC), Mucio Tavares de Oliveira Junior, publicaram na edição Abril/Junho de 2025 da Revista da Socesp um artigo sobre as recomendações atuais de vacinação para a redução do risco cardiovascular em cardiopatas e idosos.
O trabalho traz uma síntese da literatura científica que aponta a relação entre infecções por vírus e bactérias a quadros como miocardite, piora da função miocárdica, eventos isquêmicos ou tromboembólicos, entre outros. Da mesma forma, são apresentados dados de estudos que concluem que a imunização é capaz de diminuir as ocorrências.
A lista de vacinas especialmente indicadas para essa população, explicam em detalhes os autores, é composta pelas vacinas influenza, pneumocócicas conjugadas, herpes-zóster, vírus sincicial respiratório (VSR), tríplice bacteriana do tipo adulto acelular (dTpa), hepatite B, febre amarela, covid-19 e dengue.