Notícias

Covid-19: Ministério da Saúde atualiza a estratégia de vacinação em novo informe técnico

Publicada em: 13/12/2024
Atualizada em: 13/12/2024

13/12/2024

A segunda edição do documento, divulgada em 9 de dezembro, orienta a vacinação de rotina de mulheres grávidas (uma dose de vacina covid-19 a cada gestação), e de idosos e pessoas imunocomprometidas (uma dose a cada seis meses). Já crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, sem vacinação prévia, devem receber três doses da vacina da Pfizer.

Para os grupos de vacinação especial ─ pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença a indicação é de uma dose a cada ano. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.

O documento também informa sobre a inclusão da vacina covid-19-recombinante Serum/Zalika, que começou a ser distribuída em dezembro. Composta pela proteína S (spike) do SARS-CoV-2, associada ao adjuvante Matrix-M, é produzida por tecnologia de DNA recombinante e mostrou-se com um perfil de segurança adequado em pessoas com 12 anos de idade ou mais.

Acesse o informe para saber todas as orientações: clique aqui.

Assista ao vídeo da apresentação do documento

O informe técnico foi apresentado, dia 10 de dezembro, durante webinar realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). Participaram o diretor do PNI, Eder Gatti, Ana Karolina Marinho, Soniery Maciel, Daniela Aquino e Elder Morais.

Assista e tire suas dúvidas.

Ver também

Categorias

Covid-19
Dengue
Influenza
Febre Amarela
Campanhas

Mais vistas

vsn-logoSite integrante da Vaccine Safety Net (VSN) – uma rede global de sites validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
©2024 - Sociedade Brasileira de Imunizações | Todos os direitos reservados