
Publicada em: 11/06/2026
Atualizada em: 12/06/2026
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) apoia a decisão do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspender temporariamente a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, após 42 pessoas desenvolverem sintomas semelhantes ao da doença com sinais de alarme e o registro de três casos graves, incluindos dois óbitos. Os episódios, associados temporalmente à vacina, ocorreram entre janeiro e maio de 2026, em um universo de mais de 500 mil vacinados (0,008%).
De acordo com o Ministério da Saúde, não há elementos suficientes para afirmar que os episódios foram causados pelo imunobiológico. A interrupção durante o processo de investigação é uma conduta preventiva, que reforça o compromisso das autoridades sanitárias com a saúde dos brasileiros. Medidas adicionais, se necessárias, serão adotadas somente após a conclusão do processo. Vale destacar que não existem dúvidas quanto à eficácia da vacina.
Os achados não invalidam os resultados dos 16 anos de rigorosos estudos clínicos aos quais a vacina foi submetida antes de ser disponibilizada ao público. A administração em larga escala, no entanto, pode revelar manifestações não observadas durante as pesquisas. Por essa razão, os produtos são continuamente monitorados por sistemas de farmacovigilância, capazes de detectar esses eventos e fornecer informações para a rápida tomada de decisões em prol da população. A identificação das ocorrências com a Butantan-DV provam a solidez da farmacovigilância nacional e a competência de todos os envolvidos.
Imagem de capa: André Ricoy/Comunicação Butantan