Publicada em: 12/03/2025
Atualizada em: 13/03/2025
Boletim divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (2024) em 28 de fevereiro aponta que foram confirmados 268 casos de sarampo nas Américas nos dois primeiros meses de 2025, número cerca de 4,5 vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado.
O país mais afetado é os Estados Unidos, com 164 casos e uma morte. Do total, 140 — incluindo o óbito — ocorreram no Texas. A vítima era uma criança em idade escolar, não vacinada contra a doença, que vivia em uma comunidade com baixa adesão vacinal. Argentina, Canadá e México também registraram casos.
No Brasil, em 24 de fevereiro, o município de Itaboraí, no Rio de Janeiro, confirmou que um menino de 6 anos, sem histórico de viagem ao exterior ou contato com outros casos, teve sarampo em outubro de 2024. O episódio foi o primeiro do tipo no Brasil desde 2022. Não houve casos secundários.
A criança desenvolveu a doença apesar de ter o esquema vacinal completo, situação extremamente rara que reforça ainda mais a importância de todos receberem as duas doses da vacina. Quanto mais pessoas se vacinarem, menor será a circulação do vírus no ambiente e, consequentemente, a chance de episódios como esse acontecerem.
O registro não ameaça o status do Brasil como país livre do sarampo, mas acende um alerta. Embora a cobertura para a primeira dose da vacina esteja acima da meta de 95%, a adesão à segunda dose é de aproximadamente 80%, o que abre a possibilidade de reintrodução do vírus a partir de casos importados.
Leia os informes: