Palavra do Presidente

2016, um ano em ebulição

Isabella Ballalai - Presidente da SBImEm 1989, o jornalista Zuenir Ventura escreveu o livro 1968: O ano que não terminou, em que aborda toda a convulsão política e social pela qual passava o país: manifestações, perdas de direitos civis, crise... Não julgo improvável que o autor possa escolher o ano de 2016 para dar continuidade à obra. Já imaginaram? Seria fantástico. Fica a dica!

Mas 2016 tem sido, também, um ano de boas novidades e, dentre elas, vale destacar: a chegada da vacina dengue às clínicas privadas, sua disponibilização na rede pública no estado do Paraná [tratamos desse tema na edição n. 3, v. 9, 2016] e o início dos estudos clínicos com a vacina dengue tetravalente monodose, do instituto Butantan, em mais de dez cidades brasileiras.

Outros motivos para comemorar: a decisão do PNI de vacinar todas as faixas etárias contra a hepatite B; o anúncio da inclusão de meninos na campanha pública de vacinação contra o HPV; e da extensão aos adolescentes de 12 e 13 anos da vacinação gratuita contra a meningite C, a partir de 2017. Ações que fortalecem a importância da prevenção e que destacam a validade da oferta ao indivíduo de imunobiológicos nas clínicas privadas, onde, via de regra, são primeiramente disponibilizados à população.

Neste sentido, temos a vacina que protege do meningococo B, que vem ampliar o rol de recursos contra as meningites, e a vacina influenza quadrivalente, que oferece maior amplitude de proteção. Ah!, e 2016 também nos brindou com o certificado de eliminação do sarampo da região das Américas.

Apesar dos pesares, neste ano, a SBIm conseguiu realizar 16 eventos em cinco estados do país e mais um curso online dividido em dois módulos. Além disso, seus representantes participaram de dezenas de eventos, contribuindo para ampliar ainda mais a discussão, a reflexão sobre temas de grande relevância no âmbito das doenças imunopreveníveis, e para levar a educação continuada a milhares de brasileiros espalhados pelo país e pelo mundo, por meio da internet. Também editou guias em parceria com sociedades médicas de especialidades, os calendários de vacinação e este periódico que está em suas mãos, leitor.

Um brinde aos desafios! Que venha 2017!

Um forte abraço,

Isabella Ballalai
Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)